-
Arquitetos: Zhaoyang Architects
- Área: 94 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jonathan Leijonhufvud, Hisao Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A home-for-all em Kesennuma foi projetada e construída como um espaço de encontro para a comunidade de pescadores que severamente sofreu com o Tsunami em 2011. Está localizada no porto de pesca de Oya Kesennuma, que serve como um centro para as atividades de pesca locais e vida comunitária. É um abrigo em que os pescadores podem ter um descanso, um lugar onde as esposas esperam por seus maridos com os peixes e, por vezes, um mercado.
A maior parte do espaço se abre para o exterior. Um telhado, apoiado por três "dormitórios", abrange uma área de 117 metros quadrados. No centro está um buraco triangular no teto que permite que as pessoas olhem diretamente para o céu. Os "dormitórios" com bancos elevados são orientadas em direção ao centro e, ao mesmo tempo, para a vista da paisagem circundante através das três entradas de lados diferentes. A cozinha é fechada por portas de correr de vidro e pode ser aberta em climas agradáveis. A sala mais próxima do mar pode ser apreciada como um engawa (um espaço abaixo dos beirais, um espaço importante para a arquitetura japonesa e a vida cotidiana). Os banheiros são acessados e ventilados pelo lado de fora, enquanto orientados para o centro e para o céu através do vidro inclinado. O terreno circundante foi pavimentado para o mesmo nível do espaço interior, permitindo que as empilhadeiras entrem em dias de mercado.
A geometria elementar do telhado cria um espaço cúpula. Juntamente com a materialidade da madeira compensada (cipreste japonês), que gera uma atmosfera acolhedora e protetora. Ao mesmo tempo, a transparência da estrutura de suporte cria um caráter aberto e acolhedor. À noite, o edifício brilha calorosamente a partir de seu interior, como um farol, à espera de pescadores de voltar do mar.
O projeto foi uma colaboração entre o arquiteto Yang Zhao e seu mentor Kazuyo Sejima durante o 6º ciclo do Rolex Mentor e do Protégé Art Initiative. Os arquitetos tiveram três oficinas com a comunidade local para discutir sobre o projeto e obter a sua aprovação para construir. A cerimônia de conclusão e transferência ocorreu em 27 de outubro de 2013. As fotos foram tiradas no dia cerimônia.